Este aparelho permite que o endoscopista literalmente costure o estômago criando um tubo gástrico. Neste formato, o estômago diminui seu volume e é criada uma restrição à quantidade de alimento ingerido.

Entre em contato

  • Este campo é para fins de validação e não deve ser alterado.

Conheça mais O

Dr. Caetano Marchesini

O Apollo Overstitch é um aparelho composto de uma agulha e fio controlados pelo médico, que é conectado a um aparelho de endoscopia especial conhecido como duplo canal. Este aparelho permite que o endoscopista literalmente costure o estômago criando um tubo gástrico. 

 

Neste formato, o estômago diminui seu volume e é criada uma restrição à quantidade de alimento ingerido. Até o final de 2020, já haviam sido feitos mais de 20 mil procedimentos em diversos países no mundo, apresentando bons resultados. A perda pode chegar a 17% do peso, o que pode representar média de 20 a 25 quilos. 

 

Apesar de ser feito por endoscopia, é um procedimento irreversível. Em um grande número de pacientes os pontos se desfazem, porém a fibrose (cicatrização) da passagem desses pontos, permanece.

 

É importante sempre ressaltar que a gastroplastia endoscópica ou sutura gástrica endoscópica não substitui e não apresenta os mesmos resultados da cirurgia bariátrica.  Portanto, não é a “nova cirurgia bariátrica sem cortes”, como alguns anunciam.

Apesar de ser um procedimento que não precisa ficar internado, o paciente fica o dia no hospital e recebe alta algumas horas após o término do procedimento. Nós, médicos, chamamos isso de “Day Hospital“. 


O procedimento envolve dar pontos no estômago diminuindo seu volume. Deve ser feito em ambiente de centro cirúrgico com anestesia geral. 


Não esqueça que segurança é o primeiro mandamento das intervenções médicas. Durante o procedimento, o endoscópico é posicionado e são feitos vários pontos de sutura no estômago aproximando suas paredes, transformando-o parcialmente num tubo. 


Pode levar entre 90 e 120 minutos. São dados vários pontos que abraçam as três partes do estômago chamadas de parede anterior, parede posterior e grande curvatura, diminuindo desta forma o volume gástrico. Assista ao vídeo:

 
 

QUEM PODE

Pacientes com IMC a partir de 28 até 35 ou pacientes acima destes valores que não podem fazer a cirurgia por algum motivo clínico.

É muito importante o paciente que tem IMC acima de 35 estar ciente das limitações do método. Muitas vezes, cria-se uma expectativa de grandes perdas de peso com métodos endoscópicos. O procedimento que leva a grandes perdas de peso é a cirurgia bariátrica.

A gastroplastia endoscópica é uma ferramenta poderosa. Se for usada de forma adequada, pode trazer resultados excelentes.

QUEM NÃO PODE?

Pessoas que já foram submetidas a cirurgias no abdômen superior em órgãos próximos ao estômago. Pessoas com distúrbio de coagulação, hérnias de hiato grandes, varizes de esôfago e varizes gástricas, insuficiência hepática e outras doenças. 

Durante a consulta é feita uma avaliação minuciosa para saber se você é candidato ou não ao procedimento.

Todo procedimento que envolve dar pontos apresenta riscos.

Os mais preocupantes são:

  1. Complicações anestésicas;
  2. Perfuração esofágica;
  3. Hemorragias;
  4. Pancreatite;
  5. Laceração gástrica (quando rasga a parede do estômago);
  6. Lesão de órgãos adjacentes ao estômago (quando os pontos passados na parede gástrica ultrapassam este limite e machucam órgãos importantes).

Em tempos de quarentena marque uma consulta pelo WhatsApp

*Atendimento via Skype ou Whatsapp vídeo

Entre em contato

Endereço

Rua Bruno Filgueira, 369
Batel, Curitiba|PR

Telefone

41 3342.6264
41 9266.7070